Aqui você se encontra!

As mulheres falam e os homens se calam

homem-de-casa
  • 11 de Mai de 2015
  • Sheila Almeida
  • 4582 Visualizações
  • Seja o primeiro a comentar

Um dos grandes desafios para os homens é interpretar e apoiar corretamente uma mulher quando ela está falando sobre os seus sentimentos. O maior desafio para uma mulher é interpretar e apoiar corretamente um homem quando ele não está conversando. O silêncio é mais facilmente mal interpretado por mulheres. Muito comumente um homem de repente para de se comunicar e se torna silencioso. Primeiro uma mulher pensa que o homem está surdo. Ela pensa que talvez ele não escute o que está sendo dito e que é por isso que não responde.

Homens e mulheres pensam e processam as informações de maneiras muito diferentes. As mulheres pensam em voz alta, compartilhando suas descobertas interiores com um ouvinte interessado. Mesmo hoje, uma mulher frequentemente descobre o que quer dizer pelo processo de simplesmente falar. Esse processo de simplesmente deixar os pensamentos fluírem livremente e expressá-los em voz alta a ajuda a penetrar na sua intuição. Esse processo é perfeitamente normal e especialmente necessário algumas vezes.

Mas os homens processam as informações diferentemente. Antes de falar ou responder, eles primeiro “ruminam” ou pensam sobre o que ouviram ou experimentaram. Interna e silenciosamente eles descobrem a resposta mais útil e correta. Eles primeiro a formulam dentro e aí a expressam. Esse processo pode levar de minutos a horas. E para tornar as coisas ainda mais confusas para as mulheres, se não tiver informações suficientes para processar a resposta, o homem pode não responder de maneira alguma.

As mulheres precisam entender que quando ele está silencioso, ele está dizendo “Eu ainda não sei o que dizer, mas estou pensando nisso”. Em vez disso, o que elas escutam é “Eu não estou respondendo a você porque eu não me importo com você e eu vou ignorá-la. O que você me disse não é importante e por esse motivo não estou respondendo”.  Como as mulheres reagem ao silêncio masculino? As mulheres interpretam mal o silêncio de um homem. Dependendo de como está se sentindo naquele dia, ela pode começar a imaginar o pior ? “Ele me odeia, ele não me ama, ele está me deixando para sempre”.

Homens e mulheres precisam parar de oferecer o método de atenção que eles iriam preferir e começar a aprender as diferentes maneiras que seus parceiros pensam, sentem e reagem. Por que os homens ficam silenciosos? Os homens vão para um mundo interno e silencioso ou ficam calados por uma série de razões:

  1. Ele precisa pensar sobre um problema e encontrar uma solução prática para o problema.
  2. Ele não tem uma resposta a uma pergunta ou a um problema. Nunca lhes foi ensinado dizer “lh, eu não tenho uma resposta. Eu preciso entrar na minha caverna e encontrar uma”. Outros homens admitem que estão fazendo exatamente isso quando se calam.
  3. Ele ficou aborrecido ou estressado. Em tais momentos ele precisa ficar sozinho para se acalmar e encontrar seu controle de novo. Ele não quer dizer ou fazer nada de que possa se arrepender.
  4. Ele precisa se encontrar. Essa quarta razão se torna muito importante quando os homens estão amando. Às vezes eles começam a se perder e esquecer de si mesmos. Eles podem sentir que intimidade demais lhes rouba a força. Eles precisam regular o quanto se aproximam. Quando se aproximam demais de modo a se perder, disparam campainhas de alarme e se põem a caminho da caverna. Como resultado, ficam rejuvenescidos e encontram o seu Eu Amoroso e Poderoso de novo.

 As mulheres falam por uma variedade de razões. Algumas vezes as mulheres falam pelas mesmas razões que os homens param de falar. Eis as quatro razões comuns pelas quais as mulheres falam:

  1. Para transmitir ou colher informações. (Essa é geralmente a única razão pela qual um homem fala.)
  2. Para investigar e descobrir o que é que ela quer dizer. (Ele para de falar para descobrir dentro de si o que quer dizer. Ela fala para pensar em voz alta.)
  3. Para se sentir melhor e mais equilibrada quando está aborrecida. (Ele para de falar quando está aborrecido. No seu interior ele tem uma chance de se acalmar.)
  4. Para criar intimidade. Compartilhando seus sentimentos interiores, ela é capaz de conhecer seu Eu Amoroso. (Um homem para de falar para se encontrar de novo. Muita intimidade, ele teme, vai roubá-lo de si mesmo).

Sem essa compreensão vital das diferenças e necessidades, é fácil ver por que os casais lutam tanto nos seus relacionamentos.

TAGS: estresse, intimidade, informações, sentimentos interiores, diferenças, conflitos, silêncio, fala, processos internos, perda de controle

Deixe um comentário