Aqui você se encontra!

Inveja: Será Que Você Tem?

olho-gordo

É o desejo de atributos, posses, status ou habilidade de outras pessoas. Apesar de todas as pessoas terem inveja algumas vezes, é difícil admitirem. A inveja é um sentimento controverso, indica algo positivo que desperta algo negativo. Outro nome comum para a inveja é o olho gordo, muito utilizado pelas pessoas.

O despertar da inveja é sempre alguma coisa que poderia revelar o que está faltando na personalidade daquele que sente. A inveja é um dos sentimentos mais difíceis de serem aceitos pelo ser humano, pois, na maioria das vezes ocorre inconscientemente.

Mas, o que é a inveja? Segundo o dicionário Aurélio a inveja é o desgosto ou pesar sobre a felicidade de outrem. Os primeiros relatos de inveja vêm de tempos antigos, é na Bíblia que podemos encontrá-lo, quando Caim assassina Abel, pois, este estava recebendo mais atenção e valorização por parte dos pais.

A psicologia define a inveja como: “O deslocamento de energia do potencial de determinado indivíduo para a exacerbada preocupação com a satisfação e prazer de outra pessoa, geralmente íntima do sujeito em questão”.

Pesquisas mostraram algumas pessoas sentem prazer ao despertar a inveja, como notaram a sensação de prazer que o invejoso tem ao notar o infortúnio do invejado. A inveja se processa na mesma região que a dor física, ou seja, a inveja é um sentimento doloroso.

Entretanto, o invejoso não pode admitir que quer ser como fulano, ou que deseja ter a vida do outro. Estar com inveja é sofrer no silêncio da culpa e da vergonha. Uma dos formas eficientes de lidar com a inveja é admitir o seu desejo de chegar aonde o outro chegou, porque quando você faz isso de forma clara e transparente, naturalmente, a inveja perde sua força.

O Ego deixa de ser o ponto central daquela situação especifica, e o orgulho concede alforria existencial. O indivíduo pode assumir sua admiração, eleger o outro como vencedor, reconhecer suas virtudes, assumir que precisa aprender, sem com isso sentir-se menor ou preterido E em breve a inveja se transformará em admiração, porém, antes disso é preciso incluir a coragem, a fim de que faça parte dessa engrenagem.

Deixe um comentário



1 Comentário

    • Rita Maria, se você morar em Salvador ou mesmo  no estado da Bahia, inscreva-se pelo nosso site e venha compartilhar conosco este tema que lhe aflige... Se não puder, vá lendo semana a semana, os artigos que  iremos publicando e que,com certeza, irão esclarecendo os seus questionamentos... Se for necessário entre em contato conosco por e-mail religare@religare.com.br ou telefone 55 031 71 3341-8855. Um beijo carinhoso...