Aqui você se encontra!

O Prazer Sexual

casal-cama
  • 05 de Jul de 2016
  • Sheila Almeida
  • 764 Visualizações
  • Seja o primeiro a comentar

Todos nós, desde que nascemos até que morremos, precisamos de estar próximos de outras pessoas. Se precisamos estar próximos de outras pessoas, significa que todos gostamos de receber carinhos, mimos, beijos e abraços, de sentirmo-nos amados, protegidos e cuidados. Assim, é na época em que somos bebês que esta necessidade é maior, e é nesta idade que dependemos totalmente dos adultos que nos cuidam.

Com o passar do tempo, a nossa dependência dos outros diminui, vamos ficando mais independentes, ou seja, ganhamos pouco a pouco autonomia. Mas ao mesmo tempo vamos sentindo que gostamos não só de ser protegidos, cuidados e amados, mas que também gostamos de proteger, cuidar e amar. A necessidade de estar perto de outras pessoas continua durante toda a vida! O que muda com o tempo são as formas de estar próximo dos outros, de dar e receber.

O que é a sexualidade? É uma energia que nos motiva para encontrar amor, contato,

ternura e intimidade. Ela se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados. É s ser sensual e, ao mesmo tempo, sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental. Quando uma pessoa está sentindo prazer, está vivenciando a sua sexualidade.

A busca do prazer pode se dar de várias formas, em variadas circunstâncias. A sexualidade é toda a atividade pulsional que tende a obter uma satisfação. (ex: comer, beber, dormir, admirar algo, gostar de alguém,…), segundo Freud. Compreende uma série de processos psicológicos e físicos de sensações, sentimentos, trocas afetivas, necessidade de carinho e contato, além da necessidade de aceitação.

A sexualidade vai aparecendo na adolescência e não é só a mudança em termos do nosso corpo, a mudança física ou a necessidade biológica de ter filhos, é também e sobretudo, mais uma forma de estar próximo de alguém que escolhemos pelas suas qualidades, e com quem queremos estar, a quem queremos proteger, cuidar e amar, e por quem queremos ser protegidos, cuidados e amados, ou seja, termos uma relação romântica.

A sexualidade permite-nos também um maior conhecimento de nós próprios, do que pensamos e sentimos, perceber que coisas gostamos mais e menos, no nosso corpo e na relação que estabelecemos com os outros. A isto é chamado o autoconhecimento. É muito importante que encontremos uma imagem positiva do nosso corpo e de nós próprios como pessoa. Todos temos coisas boas só precisamos procurá-las! Quanto mais nos conhecemos e gostamos de nós próprios, tanto mais podemos conhecer e gostar dos outros!

Deixe um comentário